Consiste na cirurgia de rejuvenescimento facial que foca em tratar a parte média do rosto (região das bochechas) e região cervical.
Com o passar dos anos há uma queda das estruturas faciais associado a reabsorção óssea, muscular e de tecido gorduroso levando a paciente a ter queixas nesta região.
Devemos enfatizar que muitas vezes são necessários outros procedimentos como a cirurgia das pálpebras, sobrancelhas, lipoaspiração do pescoço e enxerto de gordura na face para que se atinja os objetivos com a cirurgia.
Ainda devemos lembrar que peelings e laser durante ou após a cirurgia são de grande valia para se ter um resultado pleno, pois o lifting não trata a qualidade da pele.
Candidatas:
Pacientes que apresentam uma queda das estruturas faciais relacionados a idade ou exposição ambiental. Outro grupo são os pacientes que se queixam da “papada” e linhas de expressão da face.
A Cirurgia
A maioria das técnicas de Lifting Facial focam na área média e inferior do rosto, como a mandíbula, papada e bochechas. Em algumas técnicas, tecidos cutâneos do rosto podem ser reposicionados através de suturas (pontos) para restaurar um contorno facial mais jovem. Em outras técnicas, pode ser necessária a remoção ou adição de gordura para atingir os melhores resultados.
Atualmente, existem diversas técnicas com resultados consistentes, seguros e duráveis. As incisões vão depender da área da face que o paciente deseja corrigir e a quantidade de alterações que deseja. Temos a opção do Mini-Lifting para pacientes selecionadas em que a extensão da cicatriz é significativamente reduzida.
Após as incisões, a pele é descolada e as camadas mais profundas do rosto são “erguidas”, geralmente através de pontos. O descolamento da pele separa o tecido do rosto e do pescoço dos músculos. Isso deixa a pele do rosto e pescoço mais solta e permite que o cirurgião a reposicione ao final do procedimento, de forma que a torne o mais suave e lisa possível.
A anestesia pode ser geral ou local com sedação. Nesta cirurgia é aconselhável internação hospitalar por 1 dia.
Pós-operatório:
Irá depender da extensão da cirurgia e se está associado a outros procedimentos. Nesta cirurgia as pacientes geralmente retornam as suas atividades entre 2 a 3 semanas, já as atividades físicas são liberadas com 45 dias. A regressão do inchaço é gradual sendo que com 30 dias este já apresenta uma boa resolução, podemos dizer o mesmo quanto aos roxos.
Voltar