O aumento dos Glúteos, também conhecido como Gluteoplastia, é a cirurgia que remodela e melhora a aparência do bumbum. Trata-se de uma cirurgia que vem ganhando popularidade nos últimos anos. Os métodos mais comuns para aumento e remodelagem do bumbum são através da utilização do enxerto de gordura (da própria paciente) ou através de implantes de silicone nos glúteos.
Candidatas:
As principais candidatas a esta cirurgia são pacientes que apresentam glúteos pequenos ou desproporcionais em relação ao seu corpo. Outra indicação seriam as assimetrias, muito observadas na prática.
A Cirurgia:
Primeiramente deve-se fazer uma avaliação pré-operatória adequada a fim de definir qual técnica será utilizada e descartar patologias da região glútea (como hérnias) e sistêmicas da paciente. São dois os métodos mais realizados para aumentar os glúteos:
– Lipoenxertia: também conhecida como enxerto de gordura. Neste procedimento retira-se, através da lipoaspiração, gordura em excesso de determinadas áreas do corpo e usa-se essa gordura para remodelar e aumentar os glúteos. Essa técnica inicia com uma lipoaspiração que irá remover a gordura indesejada de áreas específicas do corpo, como o abdome, flancos, costas ou coxas. Após o processamento dessa gordura, ocorre a transferência, com a gordura sendo enxertada no bumbum por meio de seringas ligadas a cânulas. Normalmente são realizadas pequenas incisões para a injeção de gordura, que ficam discretamente escondidas sob a roupa. A colocação da gordura em camadas possibilita aumentar e remodelar a área dos glúteos com naturalidade.
– Implante de Silicone: são ideais para pacientes com nádegas achatadas ou pouco definidas, e também pacientes magras. Nessa técnica, a via de acesso é realizada com uma incisão posicionada no sulco entre os glúteos, prega natural existente entre as nádegas, com tamanho entre 5 a 7 cm de extensão. Criada a via de acesso, se procede a inclusão do implante no meio do músculo glúteo maior, resultando em aparência mais natural. A prótese de silicone possui superfície lisa, e pode ser redonda, que oferece maior projeção ao bumbum, ou oval, que preenche e modela os glúteos. A cirurgia dura de 2 a 3 horas em ambas as técnicas e é realizada em caráter de internação de geralmente 1 dia.
Pós-operatório:
Seu cirurgião irá determinar quanto tempo você deve ficar em repouso e quando será seguro retomar suas atividades normais. Os primeiros dias podem apresentar um pouco de dor, em virtude da distensão muscular decorrente do posicionamento da prótese entre as fibras do músculo glúteo máximo. Essa dor é controlada com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, e melhora gradualmente no decorrer da primeira semana após a cirurgia. Por ao menos dez dias após a cirurgia a paciente não deverá sentar (exceto quando usar o banheiro). Depois, poderá sentar usando um travesseiro posicionado abaixo das coxas, ou seja, seu bumbum deverá ficar no ar para não sofrer qualquer pressão na área da cirurgia. Depois de duas semanas a paciente poderá voltar às atividades rotineiras, contudo deverá evitar exercícios por aproximadamente 2 meses após a realização do procedimento
Voltar