O Lifting das mamas, ou Mastopexia, consiste na elevação das mamas com ou sem a utilização de implantes mamários, e é associado ou não a diminuição do volume mamário.
Candidatas:
Geralmente são pacientes que apresentam um volume mamário pequeno ou médio, mas devido às alterações no peso, gestação, idade e características da sustentação da pele da paciente apresentam uma queda da glândula e da aréola. Em relação a utilização do implante mamário caberá a paciente e ao cirurgião discutirem e entrarem em um consenso se há ou não a necessidade da utilização desde recurso.
A Cirurgia:
Primeiramente deve-se fazer uma avaliação pré-operatória adequada a fim de definir qual técnica será utilizada e descartar Patologias Mamárias e Sistêmicas da paciente. Na grande maioria dos casos a cicatriz resultante tem a forma da letra “T” invertida associada a uma cicatriz ao redor da aréola, sendo que esta estrutura pode ser reduzida no mesmo tempo cirúrgico. Se discute com a paciente qual o seu anseio quanto ao volume final das mamas levando em conta sempre a proporcionalidade do corpo desta. A cirurgia dura em torno de 3 horas e é realizada em caráter de internação (paciente fica 1 dia na instituição hospitalar). A anestesia empregada geralmente é a geral.
Cuidados Pós-operatórios:
Como regra geral as pacientes são orientadas a não dirigir, deitar de bruços ou fazer qualquer atividade física maior nas primeiras 2 a 3 semanas e não levantar objetos com peso superior a 5 kg por 3 meses. Deve-se utilizar o sutiã modelador por um período de no mínimo 30 dias. Lembrando que os cuidados pós-operatórios muitas vezes são individualizados baseados no acompanhamento da paciente.
Voltar