A Mamoplastia de Aumento ou cirurgia de “Prótese de Silicone nas mamas”, consiste na colocação de um implante mamário de silicone nas mamas, para aumento do volume das mesmas.
Candidatas:
Pacientes com Hipomastia (volume mamário diminuído) são as principais candidatas a este procedimento. Há também pacientes que buscam esta cirurgia devido a assimetria das mamas (mamas desiguais), ou que devido a flacidez, perda de volume por alterações hormonais e oscilações do peso desejam restaurar o formato das mamas.
A Cirurgia:
Primeiramente deve-se fazer uma avaliação pré-operatória adequada a fim de definir qual técnica será utilizada e descartar Patologias Mamárias e Sistêmicas da paciente. Houve uma grande evolução dos implantes mamários nas últimas décadas e estes podem ser colocados por várias vias de acesso como, por exemplo, uma incisão no sulco mamário de 4 a 5 cm ao redor das aréolas ou pela via axilar. Em relação ao local que o implante será colocado, estes podem ser inseridos atrás da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral maior ou dual plane (plano duplo) em que a prótese fica parcialmente recoberta pelo músculo peitoral maior. O procedimento é feito em caráter ambulatorial (alta após 4 ou 12 horas). A anestesia empregada é a técnica que envolve sedação com anestesia local ou anestesia geral. O procedimento dura em torno de 1 hora na dependência das condições anatômicas e técnicas empregadas.
Cuidados Pós-Operatórios:
Após a cirurgia a paciente deve utilizar uma malha modeladora por 30 dias. O retorno às atividades se dá de forma progressiva entre 3 a 5 dias após a cirurgia. Em relação às atividades físicas, estas podem ser reiniciadas após 30 dias. É sempre bom lembrarmos que o pós-operatório não possui uma regra geral e que há variações individuais conforme as consultas e avaliações.
Voltar