Podemos dizer que a Lipoaspiração foi o procedimento que revolucionou a cirurgia de contorno corporal moderna, seja como técnica principal ou como procedimento ancilar a outras cirurgias como Abdominoplastia, Braquioplastia e Cruroplastia. A Lipoaspiração além de empregada no tronco é também frequentemente utilizada na região cervical (papada), nos braços e coxas.
Candidatas:
Pacientes com Lipodistrofias (Acúmulo de gordura) localizados e que se encontram em um peso adequado são as melhores candidatas para este procedimento, além disso temos pacientes que muitas vezes mesmo com dieta e exercício físico regular apresentam alguns depósitos de gordura em seu corpo que não são atenuados com estas medidas. Devemos lembrar que cada sítio anatômico (local do corpo) possui peculiaridades de indicação e técnicas a serem empregadas.
A Cirurgia:
Primeiramente deve-se fazer uma avaliação pré-operatória adequada a fim de definir qual técnica será utilizada e descartar patologias da parede abdominal (como hérnias) e sistêmicas da paciente, assim como de cada local anatômico a ser tratado. Hoje o método mais utilizado é a que emprega a sucção como meio principal de ação para retirada de gordura (Sucction Assisted Lipossuction), mas temos também a técnica que utiliza o ultrassom, laser e a Vibrolipoaspiração. A anestesia empregada varia conforme o porte e local da cirurgia, oscilando desde a anestesia local a anestesia geral. Em relação ao tempo cirúrgico podemos fazer a mesma inferência, tudo dependerá do sítio anatômico e porte da cirurgia. O procedimento pode ser realizado em caráter ambulatorial e de internação hospitalar.
Pós-operatório:
Nesta cirurgia a utilização de malhas modeladoras e a drenagem linfática bem efetuada são de grande importância. Temos que enfatizar que a recuperação dependerá muito de quanto tecido gorduroso foi retirado e se há ou não procedimentos associados. Sendo assim as consultas de pós-operatório são muito importantes para orientações específicas de cada paciente.
Voltar